CARTA DE PRINCÍPIOS DO LUTAR E CONSTRUIR


CARTA DE PRINCÍPIOS DO LUTAR E CONSTRUIR

  Historicamente as contradições próprias do sistema capitalista têm provocando o acirramento da luta de classes em diversos setores da sociedade. Acirramento que é estabelecido através do processo de organização dos sujeitos envolvidos e sensibilizados com as gritantes contradições do sistema em vigor.

No âmbito geral as características inerentes ao sistema econômico capitalista, de exploração do homem pelo homem, de crises cíclicas de produção, de aumento da mais valia consolidada a partir do próprio ataque a condição humana e aos direitos dos trabalhadores, vêem se aprofundando a cada dia, abarcando tudo que possa servir a manutenção da ordem.

Desse modo nada foge a essa lógica geral, tudo é incorporado e colocado a serviço do capital e da manutenção da pequena parcela da população de detém o poder. Como podemos perceber ao analisarmos as funções atribuídas a Educação e a Educação Física no cenário atual.

A Educação é utilizada como mecanismo de formação de mão-de-obra qualificada exigida pelo atual modelo de produção e a manutenção do posicionamento das classes historicamente em lutas, através da criação de fetiches, falsas demandas e da alienação da classe trabalhadora via educação formal e não informal.

Com a Educação Física não é diferente, podemos perceber de forma contundente uma adequação da formação dos estudantes da área de modo a atender essas prerrogativas.

Assim, estudantes; professores e trabalhadores em geral se reúnem e formam o Grupo Lutar e Construir que tem como princípios:

 

  • Lutar pela construção de uma sociedade justa e igualitária.
  • Lutar pela construção de uma Educação Física que esteja totalmente atrelada a edificação de uma sociedade justa e igualitária.
  • Lutar para que toda sociedade tenha acesso aos conteúdos da Educação Física de forma democrática, gratuita e com qualidade.
  • Lutar para que toda e todo estudante de Educação Física tenha uma formação de qualidade e baseada na omnilateridade.
  • Ser um grupo independente de partidos políticos e outras organizações sociais. O que não impedi que seus militantes sejam atrelados a essas organizações.
  • Construir aproximação e parcerias com outros movimentos sociais que comungue com nossos princípios.
  • Denunciar qualquer ação por parte de instituições públicas e privadas ligadas a formação humana que venha de encontro aos princípios acima estabelecidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: